Até 30 de novembro, Bruxelas transferiu 7.621 milhões de euros para os 27 Estados-membros.
Notícias e Insights
A sustentabilidade corporativa deixou de ser uma tendência e consolidou-se como uma necessidade. Empresas em todo o mundo reconhecem que o alinhamento com práticas sustentáveis não apenas mitiga riscos ambientais e sociais, mas também gera valor a longo prazo para investidores, clientes e colaboradores. Em 2025, o cenário empresarial será marcado...
Esta manhã na Antena1, no programa Consulta Pública, o tema em debate foi a aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência em Portugal. Um assunto que não gera consensos, mas que na generalidade as verbas europeias têm dado um contributo importante para o investimento em Portugal.
Desde o início deste ano, quando instaladas em territórios de "baixa densidade", as micro e pequenas empresas têm um apoio a fundo perdido de até 50%, que nas médias empresas baixa para até 40%.
O Secretário de Estado, João Ferreira, diz não ter dúvidas "que a plataforma STEP será um dos instrumentos mais importantes ao dispor da economia nacional até ao final do atual quadro comunitário de apoio, o PT2030, em 2027".
Total de pagamentos corresponde a 29% da dotação e do valor contratado e a 31% do aprovado. Até quarta-feira, PRR recebeu 352.488 candidaturas — 256.239 foram analisadas e 207.454 foram aprovadas.
Manuel Castro Almeida: “Quando este Governo iniciou funções” o PRR “estava executado em apenas 20%”
Em entrevista ao jornal "Nascer do Sol" publicada esta sexta-feira, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, mostrou-se "confiante" na execução de todos os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) até ao final de 2026.
Desejos de um Ano Novo com menos burocracia
O recente episódio das 530 empresas notificadas para devolverem fundos comunitários é o exemplo perfeito da armadilha burocrática que põe em causa a confiança e a competitividade do país.
Com a crise climática a agravar-se, foco no cumprimento da legislação não chega. PME devem olhar para a avaliação e prevenção dos riscos climáticos.
Os beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) receberam 6.050 milhões de euros até quarta-feira, mais 45 milhões de euros face à semana anterior, revelou o relatório de monitorização.
Agência vai integrar fundos do PRR nos dois primeiros anos, ganhando poder de fogo adicional até 2026.
Castro Almeida apresenta um balanço positivo do PRR, referindo que foi superado o objetivo de executar 40% do Plano de Recuperação e Resiliência até ao fim do ano. Na próxima semana, Portugal vai receber 3 mil milhões de euros do PRR e, em 2025, receberá 10 mil milhões.